terça-feira, 17 de abril de 2012

M50 - Moganshan Lu nº50, Shanghai



Nova York tem o Meatpacking District. Londres, o Hoxton. Xangai tem o Moganshan Lu (Lu, Rua em mandarim). Embora seja conhecido como Rua, este parque industrial repleto de armazéns junto ao rio Suzhou, foram no passado uma boa alternativa para as altas rendas pagas pelos artistas em ambientes pequenos, noutros bairros da cidade. Esta região, que desde 1930 abrigava somente antigos depósitos e fábricas, começou a tornar-se mais artística em 2000 quando um artista oriundo de Xangai, Xue Song, reformou um dos espaços , mudando-se para lá.

Também conhecida por M50 (Moganshan nº50), conheceu então uma enorme transformação. Aqui começou a grande revolução na expressão artística de Xangai – agora em alta - com a abertura de estúdios de grandes nomes da arte mundial.
Zhou Tiehai, Gu Wenda e Wang Xingwei, são alguns desses nomes orientais, entre tantos outros ocidentais.

Começava a peregrinação para jovens artistas, “art dealers” e apreciadores de Arte Contemporânea, Graffiti e obviamente Pop Art chinesa.
Actualmente, para além de lojas para iniciantes nas artes, boutiques de design locais, móveis art deco e cafés, existem galerias de arte contemporânea como a Shine Art Space, a M97 e a muy famosa  ShanghART.
Nesta 'minha' Ásia familiar, um local artisticamente mágico a visitar...

FerdoS

Sem comentários:

Enviar um comentário