Filho de um pai aborígene e uma mãe escocesa, Lin Onus iniciou desde muito cedo um esforço enorme para descobrir a sua própria identidade, penetrando nas raízes da ancestral Austrália em fusão com a europeia educação materna .
Nessa sua descoberta ele misturou os estilos indígena e ocidental na sua maneira original de australiano ser, estar e criar.
Nessa sua descoberta ele misturou os estilos indígena e ocidental na sua maneira original de australiano ser, estar e criar.
William McLintock Onus nasceu em 1948 em Melbourne, Austrália. O seu pai pertencia aos Yorta Yorta, povo da região de Forest Barmah, local que serviu de inspiração para a pintura e escultura que iniciaria em 1974, embora, tendo anteriormente ajudado o seu pai a esculpir artefactos para o mercado do turismo. Criou obras que, não só eram australianas, bem como indígenas, mostrando o que é ser um aborígene australiano citadino.
Ajudou a aumentar a visibilidade da arte indígena, sendo inclusive um dos líderes do urbano Aboriginal Art Movement, sendo o seu trabalho mundialmente apreciado por suportar uma grande habilidade técnica quanto à mistura de vários estilos. Lutou incessantemente pelos direitos desse seu povo, seguindo as pegadas do seu pai, e toda a injustiça social que sofriam (e sofrem ainda!). Morreu prematuramente com 48 anos, num destino que, infelizmente, recai sobre muitos dos aborígenes neste grande país.
...
Meus amigos(as)... Bem-vindos a esta deliciosa fusão Australiana!
...
Meus amigos(as)... Bem-vindos a esta deliciosa fusão Australiana!
FerdoS
Óptimo texto e óptimas fotos. Um belo conjunto.
ResponderEliminarBom fim-de-semana.
http://www.escritartes.com/forum/index.php?referredby=3
Sê sempre bem-vinda Poesia amiga das palavras e dos Sentires... Obrigado pela visita e carinho e certamente que irei retribuir o espreitar por esse seu lugar virtual... Gracias MGD :)
ResponderEliminarOlá meu amigo azul,
ResponderEliminarneste teu sentir azul, as escolhas que fazes completam o quadro que pinto acerca da pessoa que és.
Como sempre, aprendo coisas que não sabia.
Um beijo amigo
Susana
Espero que sejam boas cores nesse teu pintar o meu azul junto ao rio, junto ao mar, junto a esta serra que em tons verdes nos inspira a caminhar :)
ResponderEliminarVolta sempre a este, também teu, lugar
Bacio Adriático per te
Grazie