Arte Povera, significa Arte Pobre e foi um movimento artístico italiano que se desenvolveu na segunda metade da década de 60. Este grupo de jovens artistas italianos, sitiados em Turim, Milão, Génova e Roma, usava materiais de pintura não convencionais, como por exemplo a areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra e trapos, com o intuito de empobrecer a pintura e eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia-a-dia das pessoas. Esta corrente surje num momento em que os artistas se voltam para a natureza ou derivados, rompendo com os processos industriais, mostrando o empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acumular de riquezas materiais.
Os principais artistas desse movimento foram Michelangelo Pistoletto, Jannis Kounellis, Giovanni Anselmo, Giuseppe Penone, Giulio Paolini e Luciano Fabro.
Um importante papel foi também desenvolvido pelo crítico de arte italiano Germano Celant, que inventou o termo Arte Povera em 1967 e tentou, incessantemente, encontrar-lhe uma definição.
Os artistas da Arte Povera tiveram o mérito de desafiar os padrões da arte vigente, ocupando o espaço com seu transcendental e intemporal nível de realidade, criando uma interacção entre a obra e o seu espectador.
E, não nos 60s mas desde os 80s, Arte Povera também por aqui.
FerdoS
Ah, muito bom isso!
ResponderEliminarOs diferentes tipos de arte tem seu diferencial e nenhum deve ser menosprezado!
Gosto do que é feito arte de coisas simples...
=)
Abraço!
Olá caro amigo, que maravilha saber que arte não é só feita em rócócós, adorei !
ResponderEliminarComo está você ? Teremos casamento ? rsrs
Espero que esteja nas nuvensss...
Abraços carinhosos.
Doce melodia, já dizia Da Vinci
ResponderEliminar"Simplicity is the ultimate sophistication"
e sabemos que Leonardo era Iluminado ;)
Obg DM e volta sempre que te apetecer Estar...
Bjs
Olá querida amiga residente FM,
ResponderEliminaré verdade que na Arte 'quase' tudo vale, tal como no Amor... e nesse casamento de 20 anos!
Woow! Duas décadas de bons e menos bons momentos, onde a entrega foi sempre bidireccional...falo do amor à Arte e todos os Sentires que Ela envolve, pois claro! ;)
Criar e flutuar,nas nuvensss sempre...
Bjinho Azul-atlântico