terça-feira, 30 de março de 2010

De Guimarães...a Guimarães!


Aproveitando uma visita ao berço da Nação, eis que dou por mim de Guimarães... a Guimarães!
E que cruzamento de estados, tempos e emoções!...
Partilho-vos o José, o Paço e o Castelo, todos eles parte Una de Guimarães...
Do nascente ao poente, crepúsculos, frio e quente...e que estranho dia de intensas sensações!
...
José Maria Fernandes Marques nasce em 1939, em Guimarães. No inicio de 60 adopta o pseudónimo de José de Guimarães e cedo se começa a interessar pelas artes plásticas, considerando-se sempre autodidacta. Seguidor incondicional da Arte Pop e que acabará por estar sempre presente no seu trabalho.
A grande transformação no seu percurso artístico dá-se quando parte para Angola em 1967, em serviço militar. Pouco tempo depois publica o manifesto Arte Perturbadora: Manifesto aos Pintores Inconformistas, demonstrando o impacto que a arte africana primitiva teve sobre o seu espírito. Começa a incorporar máscaras e fetiches nos seus trabalhos, desenvolvendo uma pintura simbólica.
Na década de 80, produz as obras que ficaram conhecidas como pseudo-esculturas , realizadas num papel manufacturado pelo próprio artista. Consideradas como fetiches, totens ou ídolos, são uma demonstração da consciência do valor simbólico da escultura e que constituem dois lados de uma mesma realidade: Nocturno/Diurno, Luminoso/Sombrio. Posteriormente acrescenta a estas personagens materiais brilhantes, como espelhos e vidros moídos.
Cria e agracia o mundo com a série México, realizada após uma viagem a este país em 1993, na qual incorpora caveiras, serpentes, sóis mitológicos, os Chac Mool (designação dada a um tipo de estátuas de pedra pré-colombianas mesoamericanas) e, principalmente, os tradicionais papeles picados (papéis recortados), demonstrando o fascínio pela cultura local. De igual modo seria a série Hong Kong. 
A sua apetencia por temas históricos será outra das características do trabalho de José de Guimarães. Disso é exemplo D.Sebastião, as séries Camões e Rubens numa Arte Pop que nos propõe uma desmistificação da figura histórica através da paródia e do humor. 
A partir de 1992, surgem as Caixas-Relicários, nas quais coloca fetiches africanos, fragmentos materiais de várias espécies e objectos de consumo moderno, numa tentativa de uma nova sacralização, de tendência Neodadaísta, Pop ou mesmo Kitsch. 




O Paço dos Duques de Bragança é uma majestosa casa senhorial mandada construir no século XV por D. Afonso, futuro Duque de Bragança e filho do Rei D. João I. Está situada nos arredores do Castelo de Guimarães e trata-se de um exemplar único na Península Ibérica de arquitectura senhorial da Europa Setentrional, caracterizada pela grandeza dos seus edifícios e pelas suas numerosas chaminés cilíndricas. Foi utilizado como quartel militar no século XIX e reconstruído em várias ocasiões, sendo a mais significativa a ocorrida entre os anos de 1937 e 1959, ano em que é aberto ao público e transformado em museu, abrigando restos dos séculos XVII e XVIII. Todo o edifício está classificado como Monumento Nacional desde finais do século XIX.




O castelo de Guimarães está simbolicamente associado à fundação do reino de Portugal, ainda que a sua construção seja anterior e remonte à condessa Mumadona (finais do século X). Estrategicamente localizado, domina o centro histórico, do alto de uma colina. O edifício actual é o resultado de reconstruções sucessivas a partir da segunda metade do século XIII e que culminaram nas campanhas dos Monumentos Nacionais, nos anos 40. Aqui se fixaram D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, que viria a ser o primeiro rei de Portugal. A muralha tem oito torres ameadas delimitando um pátio, em cujo centro se eleva a torre de menagem, com 27 metros de altura.


"O Monte Latito, onde o Castelo está situado, é conhecido também como a "Colina Sagrada", devido à existência não só do próprio Castelo como também do Paço dos Duques de Bragança e da Igreja de São Miguel." - In Portugal Eterno

FerdoS

2 comentários:

  1. Viajei pelas tuas páginas através da Susana.
    Muito belo!
    Encontrei textos encantadores...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Malu, obrigado pela visita e palavras amigas... E a ti também, Susana, pela partilha...
    Irei visitar-vos, retribuir e 'cumplicitar', assim que o meu Cronos o permita, pois como sabem estou com uma Enock & FerdoS a ultimar... ;)
    Voltem Sempre, pois este cantinho é também parte de vós em mim
    Grazie e uma Santa e Feliz Páscoa

    ResponderEliminar