quarta-feira, 24 de março de 2010

Malangatana... Um Artista pela Paz.


A coruja agoira-me
e diz-me que nunca chegarei
além onde o desejo me leva
e assim evapora-se o sonho;

O tambor foi tocado
na noite densa do feitiço
enquanto Kokwana Muhlonga
apitava o Kulungwana mortal;

Na noite sem estrelas
dois gatos pretos iluminaram a cabana da Kokwana Hehlise
que morreu depois dos gatos terem miado.

Eu lutando comigo só
é impossível vencer as ondas
que feitiçeiramente me esboçam
as corujas, gatos e tambores.

Poema de Malangatana


Natural de Matalana, no sul de Moçambique, onde nasceu em 6 de Junho de 1936. Fez os primeiros estudos na Escola da Missão Suíça de Matalana e na Escola da Missão Católica de Ntsindya, em Bulaze. Aos 12 anos foi viver para Lourenço Marques (actual Maputo), onde veio a frequentar o Núcleo de Arte. Em inícios de 60 efectuou a sua primeira exposição individual.
Criador multifacetado, o trabalho de Malagatana atesta inegavelmente o vigor das suas raízes africanas. Essencialmente autodidacta, produziu uma vasta obra no campo da pintura e é hoje um dos artistas africanos mais reconhecidos no plano internacional.
O trabalho de Malangatana projecta uma visão ousada da vida onde há uma comunhão entre homens, animais e plantas. Baseia-se na sua herança mas simultaneamente abraçando símbolos de modernidade e progresso, síntese entre arte e política.Também desenvolveu actividade artística nas áreas da dança, música, poesia (revista 'Black Orpheus' e antologia 'Modern Poetry from Africa', por exemplo), teatro, tapeçaria, cerâmica, escultura e murais.


Entre inúmeras distinções, recebeu a Medalha Nachingwea pela contribuição dada à cultura moçambicana e é Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi ainda galardoado pela Unesco enquanto artista pela paz, e foi-lhe atribuído o Prémio Príncipe Claus da Holanda, pela sua grande influência nas artes (sendo também um dos fundadores do Movimento para a Paz).
O reconhecimento do seu estatuto está presente na declaração proferida pelo Director-Geral da UNESCO, Federico Mayor ao entregar-lhe a distinção: 
'Muito mais do que um artista, é alguém que demonstra que existe uma linguagem universal, a Linguagem da Arte, que permite comunicar uma mensagem de Paz.'

FerdoS

3 comentários:

  1. Também gosto muito da obra e aprecio a humanidade do artista. Gostei muito das tuas escolhas.
    Um beijo amigo, para alguém sempre informado e muitíssimo esclarecedor.

    ResponderEliminar
  2. É sempre muito reconfortante sabermos que existem homens, artistas, poetas, Seres Humanos sim, que se preocupam com um Mundo melhor...
    E quando se transmite Paz na forma que cada um tem de a demonstrar, mais ou menos fácil, com as ferramentas que lhe cabe e pode usar, então apenas podemos sorrir e agradecer por esse bem-estar. Falando de Africa, ainda mais relevante será, existir um Artista que possa a todos mostrar esse Demonstrar... esse Alertar e ajudar a Mudar!
    Afinal, 'A Linguagem da Arte é a Linguagem Universal'.
    Grazie por te ler e saber aqui querida Susana
    Bacio Adriatico :)

    ResponderEliminar
  3. Por favor, cual é esta obra azul do Malangatana? Sou uma estudiante de Belgica, me gosto muito de os seus pinturas e queria mencionar-a em o meu thesis. Muito obrigado!
    Kristien

    ResponderEliminar