quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Magical Combination...

E hoje... 
Abrimos por estes mares em tons de azul uma nova janela. Não será de telas, de quem as pinta ou pintou, ou de onde estão expostas e como lá chegar... Não, hoje não! 
Hojeee... Bom, vamos começar! 
... 
Lembram-se dos videoclips Enjoy the Silence e Personal Jesus?!... do filme Control sobre Ian Curtis?!... das fotos de The Joshua Tree ou Vienna?!...
Pareceu-me ver um sorriso por aí :) 
  


Anton Corbijn nasceu em Strijen, Holanda, no ido ano de 1955. Começou a sua carreira em Groningen, inicialmente com a câmara fotográfica do seu pai,  na captura de fotos de um concerto ao ar livre. Este vicio pela 'fotografia musical' apaixonou-o imediatamente. 
...
“I desperately wanted to see it, but didn’t have anyone to go with, so I took along my father’s camera to give me some sort of excuse for being there. I took a few pictures and sent them to a newspaper, which published them straight away.”


Atrás dessas fotos muitas outras se seguiram, e um grande jornal holandês deu-lhe trabalho regular e alguma notoriedade... 
Seguindo as pisadas musicais eis que... Próximo passo Londres! 
1979. 
Nesse novo percurso por terras de Sua Majestade surge uma banda que o iria fascinar, nomeadamente o seu vocalista Ian Curtis, acompanhando a sua ascensão e solidificando o seu gosto por este tipo de fotografia, falo obviamente dos Joy Division.  


A sua enorme criatividade abre-lhe as portas para um novo mundo e surgem convites para produzir capas de discos, livros, posters, exposições fotográficas e por fim videoclips. 
A meio da década de 80 abre a sua própria companhia de vídeos musicais e filmes. 
Em frente das suas duas Hasselblad passam celebridades do cinema, da escrita, da moda e música, tornando-se num dos mais solicitados fotógrafos e  produtores de videoclips. 
O seu segredo é simples... Amor pela música e afinidade natural pela câmara... A Magical Combination!  


FerdoS

5 comentários:

  1. Olá amigo querido boa noite eu " ouvi " um Depeche Mode??!!! Época muito boa :) "E lembrando... Enjoy The Silence " rsrs boas lembranças grande beijo.

    ResponderEliminar
  2. Vou ter que comentar este post mais tarde, porque de facto é inspirador e levou-me para outros tempos que recordo com saudade.

    Abraço da Luz

    ResponderEliminar
  3. Olá Feminino Monet, Luciana amiga, ouviste muito bem, Depeche Mode a relembrar esses 80s e 90s também. Época d'ouro da música Pop e de uma grata adolescência que nos agraciou de forma tão feliz... E ainda recordo o que senti no dia que ouvi pela primeira vez um dos melhores álbuns de sempre, Music for the Masses, para mim claro :)
    Mais uma vez, obg pela tua adornada visita.
    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  4. Amiga Luz, bons tempos bordados na manta de recortes, retalhos, que é uma vida preenchida de mágicos momentos... Engraçado pensar que estes DM, estes U2 e mesmo Falco, nos trazem um sorrir eterno ao relembrar... Visita e volta sempre, toca no Azul sempre que os sentidos o desejarem...
    Na saudade, como diria uma melodia familiar...Recordar é Viver!
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  5. Olá de novo :)
    Eu disse que voltava!
    De facto tempos belíssimos, tempos gloriosos os anos 80 e tudo aquilo que nos trouxe em beleza, profundidade, um sentir que poucos compreendiam, mas alguns fizeram a diferença, pelos vistos encontramo-nos entre eles! Foram momentos mágicos que deram tanto, que nos enriqueceram, foi e, é uma outra visão do mundo e, a forma como estamos nele. São tantos os nomes que podia enumerar, bandas grandiosas que fizeram as nossas delícias e que ainda hoje as guardo em vinil e, depois em cd.
    Ian Curtis, quem pode não lembrar esse vulto que colocou fim à sua própria vida de forma abrupta, com aquele sentir que o caracterizava, aquele ar de menino no seio de uma década mágica e, plena de sentido.
    E, claro também sem esquecer o tal "Amor pela música e afinidade natural pela câmara... A Magical Combination!", sem duvida, subscrevo, eu uma apaixonada por fotografia e, tudo o que a mesma me transmite em cada clic que capto com o meu olhar, uma leiga claro :)
    Obrigada por este post, esta recordação, porque também concordo que Recordar é Viver!

    Bjnh da Luz

    ResponderEliminar