terça-feira, 25 de maio de 2010

Define Moshe Shagal...


Moshe Shagal criou o seu próprio mundo, colorido de mitos e magia, cheio de estranhas criaturas e eventos miraculosos... Ainda assim, os seus trabalhos foram essencialmente baseados em memórias e experiências reais, que ele transmutou no caldeirão da sua imaginação. 
O Fauvismo e o Surrealismo, em particular, influenciaram as cores profundas do seu estilo, mas à arte popular russa foi buscar a fantasia e a simplicidade dos temas. 
Um homem quase inteiramente absorvido pelo seu trabalho e vida familiar, destinado a confrontar-se com as mais variadas culturas, a atravessar guerras e revoluções e a passar por fugas e também o exílio. 


Nasceu a 7 de Julho de 1887 no seio de uma família pobre em Pestkovatik, uma vila na província ocidental da Rússia czarista e que pertence agora à independente Bielorrússia. Poucos anos depois, os Shagal mudaram-se para uma cidade próxima, Vitebsk, e que se tornaria um dos principais marcos nos quadros de Moshe, o mais velho de nove filhos, nome mais tarde transformado para o francês como Marc Chagall. Cresceu na atmosfera fechada de uma comunidade judia da Europa Oriental que ainda era sujeita a perseguições. Inevitavelmente, o facto de Chagall ser judeu tornou-se uma das principais ameaças à sua vida e arte.


Muda-se para São Petersburgo, onde irá estudar, e após vários anos começa a ganhar reputação quando um patrocinador generoso, Max Vinaver, fornece-lhe os recursos para que se possa estabelecer em Paris, na época a indiscutível capital da arte do mundo ocidental.
Com Picasso, Braque e outros , Chagall explora técnicas modernistas, o Cubismo e as suas ramificações estavam a revolucionar as artes visuais , mas nunca abandonando a sua tónica pessoal. 
A Cidade Luz tornou-se a "Segunda Vitebsk" de Chagall. Em 1914, quando estava em visita à Rússia, rebentou a Primeira Guerra Mundial, e ele não pôde voltar a Paris. No ano seguinte casa-se com Bella Rosenfeld, a sua noiva desde 1909, celebrando o seu amor em uma série notável de obras que continuou a pintar mesmo após a morte da sua musa, trinta anos depois.


Regressa a Paris e em 1923 recebe do famoso comerciante francês Ambroise Vollard a encomenda de ilustrar uma clássica novela russa, Almas Mortas de Gogol. Ilustra posteriormente as Fábulas de La Fontaine e a Bíblia... Anos dourados se seguiram. Naturaliza-se francês e pouco depois inicia-se a Segunda Grande Guerra, mas Chagall demora a perceber o perigo de sua posição como judeu e como um artista condenado pelos nazis como "degenerado". Foi mesmo preso em abril de 1941, mas libertado graças à intervenção norte-americana, e apressadamente partiu para o exílio uma segunda vez, passando os anos da guerra nos Estados Unidos. Súbita morte de Bella, em 1944.  Volta a França em 1948, estabelecendo-se definitivamente no sul. Embora tenha viajado muito, os dias de fuga e exílio haviam acabado.
O resto da longa vida de Chagall foi devotado a uma criatividade imensurável. Morreu com 97 anos, em 29 de março de 1985 em Saint-Paul-de-Vance, na Riviera Francesa.


Recordemos Moshe assim:
'Chagall criou um mundo sem densidade nem peso físico, sobrenatural, com base em elementos líricos como ramos de flores, pares de namorados, violinos e artistas de circo flutuando através do espaço e do tempo.'

(Deux de ces peintures sont les photos prises par ma Pocket Girl, dans le Pompidou)

FerdoS

6 comentários:

  1. gracias, pela partilha de belo texto e de belas pinturas...a arte e a poesia, fazem a diferença em cada dia...

    ResponderEliminar
  2. Olá bela tarde pra você amigo FerduS! Também vim agradecer a maravilhosa surpresa em meu mural, tão certo está que de azul poesia e música minha alma se preenche... Beijos***

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Gosto do sentir daqui, das imagens/pinturas partilhadas sempre acompanhadas pelas palavras tão apropriadas. Este espaço é uma lufada de ar fresco, banho de cultura que conseguimos sentir na pele, na alma ao contemplar o que aqui os nossos olhos podem vislumbrar.

    Abraço da Luz

    ResponderEliminar
  4. É verdade amigo Rogério, mas podemos sempre, a cada novo dia, a cada novo instante, criar e Criar! Bem-vindo a este RRcantinho :) Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu sabia FM! :)
    Tinha a certeza que Azul seria a cor interior desse Sentir e, com poesia, música, imagens e magia, eis que a surpresa pode acontecer. Beijinhos Atlânticos

    ResponderEliminar
  6. Que belas palavras deixou a menina Luz...
    Lufada de ar fresco, também, ao entrar a claridade e reflectindo em todos os recantos o seu brilho por aqui... Na pele e na alma, como no coração, fonte de inspirada dedicação, é com enorme prazer que vos Sei apreciar este meu Azul Sentir :)
    Aguardando uma nova brisa com aroma e sabor a mar, até já...
    Abraço e/ou beijinho

    ResponderEliminar