quarta-feira, 5 de maio de 2010

Anish Kapoor...from Bombay to London...


Num delicioso momento de criação, toquemos o céu nesses mesmos instantes... 
Cloud Gate, C-Curve, Chromophobia, Marsyas, Taratantara...e tantas mais...
...e da milenar Índia chega-nos o criador Anish Kapoor. 
Nasceu em Bombaim em 1954 e mudou-se para Londres em 1972 para estudar Arte, cidade onde vive e trabalha desde então. Obteve pós-graduação na Hornsey College of Art e  na Chelsea School of Art and Design e a sua primeira exposição individual aconteceu em Alexandra Patrice de Paris em 1980, atingindo rapidamente uma enorme reputação internacional. A partir daí, o céu seria o seu limite!  



Kapoor representou a Grã-Bretanha na 44a Bienal de Veneza em 1990 e foi premiado com o Best Young Artist Duemila. No ano seguinte, ganhou o prestigiado Prêmio Turner.Tem exposto a nível mundial, com destaque, mais recentemente, na Royal Academy of Arts, em Londres, o Deutsche Guggenheim, em Berlim, na MAK de Viena e no Instituto de Arte Contemporânea em Boston. Este ano colocou o seu toque em Bilbau, através de uma exposição itinerante organizada pelo Museu Guggenheim Bilbao, e que é a sua primeira grande exposição individual em Espanha. 
.
As obras de Kapoor são frequentemente simples, formas curvas, normalmente de uma só cor ou brilhantemente coloridas. Na maior parte dos seus trabalhos, a intenção é prender a atenção do público, invocando um mistério através das cavidades escuras das peças expostas, com o seu tamanho e beleza simples.

FerdoS


8 comentários:

  1. É o conceber a imagem,é um estar dentro dela...

    ResponderEliminar
  2. É verdade FM... Concepção interior é a trave mestra! Ainda hoje, numa conversa sempre especial, falava nessa concepção interior, nesse bem estar supremo e, ao falar das nossas hierarquias interiores, relembrei a Pirâmide de Maslow...
    A realização pessoal ou profissional está no topo dessa forma geométrica e serão poucos a atingir esse cume tão tão especial...
    Este nosso Anish terá lá chegado, ou lá muito perto, pois só assim nasceria este conceber 'Nas Portas do Céu'! Dizem por aí que ele se tornou narcisista, mas com tanto reflexo seu a mirar, quem não O seria?!
    Obrigado pela visita amiga FMonet, sempre pontual :) e foste o pavio para esta Micro reflexão. Bjinho

    ResponderEliminar
  3. "Um músico deve compor,
    um artista deve pintar,
    um poeta deve escrever,
    caso pretendam deixar seu coração em paz.
    O que um homem pode ser, ele deve ser.
    A essa necessidade podemos dar o nome de
    auto-realização."

    Abraham Harold Maslow (1908 - 1970) Ah ! Maslow tão presente em nossas vidas, e esperemos atingir isso ao final não é ? Beijos amigo lusitano.

    ResponderEliminar
  4. É verdade amiga, é sempre bom recordar este A.H.M. e a Sua/Nossa relação Necessidades vs Desejos... E existem dias de difusa Verdade nesta razão!... Como um agradecimento pela tua partilha e diário Azul visitar, peguei nesta Nobre Necessidade, desejo sim, e coloquei-a no meu Facebook lugar :)
    1001 Obg e bjinho deste lado do Atlântico mar

    ResponderEliminar
  5. gostei muito! Eu sou fã do Anish... verdadeiramente.Gostei muito do que escreveu e de o visitar.Felicidades, jovem artista!

    ResponderEliminar